Se exercitar é um grande desafio para quem está acostumado com uma rotina mais sedentária. Quando o organismo se acostuma a praticar exercícios, o que era obrigação se torna prazer e a saúde só tende a ganhar. Colocar o corpo em movimento, para algumas pessoas, pode ser mais difícil do que parece, mas tudo começa no primeiro passo. E por que não dizer na primeira pedalada? O ciclismo tem sido uma ótima opção para quem tem buscado uma melhor qualidade de vida, suas vantagens são inúmeras, desde a sustentabilidade ao melhor condicionamento físico. No texto a seguir, confira 5 benefícios que o ciclismo pode proporcionar para o seu bem-estar.
1. Sustentabilidade
A bicicleta é um meio de transporte sustentável. Quem escolhe pedalar contribui para um planeta mais saudável, pois evita a emissão de qualquer gás do efeito estufa, principalmente o CO2, emitido pelos veículos automotores. Além disso, andar de bicicleta não consome os combustíveis fósseis, como por exemplo o petróleo. Pedalar, sem dúvidas, ajuda a evitar o aquecimento global e manter o meio-ambiente saudável.
2. Perda de peso
Como muitos outros exercícios, andar de bicicleta aumenta o metabolismo e consequentemente auxilia na perda de gordura. Pedalar pode ser mais fácil do que correr, por exemplo, pois parte do seu peso é sustentado pelo selim, também conhecido como cochinho, evitando assim o impacto direto do seu peso contra os seus ossos e articulações.
3. Redução do estresse
Sozinho ou em grupo, pedalar é sempre uma boa pedida. O exercício alivia o estresse e a ansiedade, pois libera endorfina, uma substância natural produzida pelo cérebro responsável pela sensação de bem estar, conforto, disposição, melhor humor e alegria. Andar de bicicleta também ajuda na produção de serotonina, um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções cognitivas.
4. Aumento da imunidade
Fazer do ciclismo uma atividade regular fortalece o sistema imunológico, pois estimula a criação dos glóbulos brancos protegendo o seu corpo contra infecções e doenças sistêmicas. Uma pesquisa publicada no Aging Cell journal, em 2018, acompanhou 125 ciclistas de longa distância e, apesar da idade variando entre 55 e 79 anos, seus sistemas imunológicos funcionavam como os de jovens de apenas 20.
5. Condicionamento físico
Praticar ciclismo ajuda a fortalecer a musculatura, por se tratar de um exercício aeróbico ele movimenta as pernas, coxas e glúteos, deixando as regiões mais tonificadas e resistentes para evitar lesões até mesmo do próprio exercício. Além da musculatura, pedalar também ajuda a manter uma respiração com mais ritmo e constância, o que é excelente para o bombeamento do sangue para o corpo. Com o fluxo sanguíneo regulado, os problemas de circulação também são evitados.
Você acabou de ler apenas alguns dos inúmeros benefícios que o ciclismo proporciona para a sua saúde. Que tal esticar as pernas e colocá-los em prática? Lembre-se de começar devagar e aumentar a intensidade com um acompanhamento médico e não se esqueça dos equipamentos de segurança. Para mais informações e dicas, se inscreva na News Letter do Siga a Trilha e acompanhe tudo com a gente!